quinta-feira, 21 de junho de 2007

Ocupação da Amazônia

A Amazônia é a maior região florestal e hidrográfica do mundo. Ocupa grande parte do hemisfério setentrional da América do Sul. Estende-se das margens do Oceano Atlântico no leste, até o sopé da Cordilheira dos Andes no oeste. Espalha-se pelas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, perfazendo mais de 6 milhões de km2. O vale amazonense é, ao sul, ainda abastecido pelos rios que descem do Planalto Central brasileiro e dos que vêm da região das Guianas ao norte, e pelos filetes de água gelada que se desprendem da "corcova andina", fazendo com que termine por assumir - como constatou o geólogo americano C.F. Marbut, que visitou-o em 1923 -, a forma de um leque, pelo qual escorre 1/5 da água doce do planeta. O ensaísta nortista Raymundo Moraes, por sua vez, considerou-o semelhante a um anfiteatro, o "anfiteatro amazonense".



Devido a sua inacessibilidade, insalubridade e as dificuldades para explorá-la economicamente, a Amazônia é uma das áreas mais subpovoadas do globo. É um Deserto Verde, pertencente a uma época em que a Terra ainda amanhecia, abrigando uma das populações mais primitivas - o homem neolítico em estado puro. Para outros, como Pedro de Rates Hanequim, que viveu por mais de vinte anos no Brasil, havia sido a morada de Adão e onde se encontrava a Árvore da Vida. Tanta certeza tinha ele de ter habitado o Paraíso Terrestre - sendo o Amazonas o maior rio do Éden - que, ao voltar a Portugal, deixou-se processar e executar - "afogado e queimado" - em 1744, por ordem de um Tribunal do Santo Ofício pelo crime de heresia e apostasia, sem jamais ter pedido clemência.

Os diversos governos, brasileiros e vizinhos, até hoje procuram integrá-la promovendo sua ocupação, tanto por garimpeiros, por extrativistas, por sertanejos, criadores de gado ou empresas de mineração. O resultado disso representa as intensas queimadas, ou coivaras, antigo método indígena de limpar o terreno para a lavoura. Do Mato Grosso a Roraima a fumaça toma conta dos ares e, por vezes, isto escapa completamente do controle. Este é um dos temores do ecólogo Robert Goodland e do botânico Howard Irwin de que "o inferno verde torne-se um deserto vermelho", conforme o subtítulo do livro deles.


O destino da Amazônia - "pulmão do mundo" - portanto, têm preocupado as mais diversas instituições, tanto a ONU como as organizações não-governamentais ambientalistas, que temem a qualquer hora um desastre irreversível. O governo brasileiro sofre pressões de todos os lados para tentar coibir a ocupação predatória, ao mesmo tempo em que é politicamente constrangido pelos interesses internos para que propicie vantagens, isenções e benefícios a grupos, empresas ou classes, para acelerar a sua exploração econômica. Nesta tensão entre os apelos internacionais e a satisfação das necessidades locais de crescimento, Brasília vai alternando, nos anos, suas políticas para a região.

- Aluna: Luisa Fedato, nº 16
- Postado por: Luciana!*

19 comentários:

Vi-chan disse...

eu achei que esse texo é interesante,inovador e ele incentiva as pessoas a cuidarem do nosso planeta
Vivian Pires 6ano A

Bia disse...

O texto lido é muito interessante porque aprendemos um pouco sobre os índios e os povos indigenas que vivem no Acre.

samirrr disse...

É muito bom saber apartir desse comentário que a Amazônia brasileira é muito bonita e grande no Brasil.

Unknown disse...

Nós achamos que o governo deveria parar de povoar a Amazônia pois a cada pessoa/empresa que vai para lá destroi mais um ponto dessa nossa imensa riqueza.A Amazônia não deve ser habitada..
O blog está ótimo, amamos todas as postagens...
Meu primo(daniel) é demais!! E a luciana também!

Thais e Silvana

Rachel e Gabriela disse...

Rachel e Gabriela

Nós achamos que se o ser humano continuar poluindo a Amazonia tirando árvore vai ter uma hora que vai acabar tudo, e não vai ter dinheiro que pague tudo o que estão fazendo com a Amazônia.

6 ano B

Rachel e Gabriela disse...

Rachel e Gabriela

Os indigenas prescisam da Amazonia para viver.Sem ela eles não comem e não produzem os projetos deles( as casas,e barcos etc)

Então vamos cuidar da Amazonia pois ela esta morrendo !

William disse...

È muito interessante o trabalho deles que fala por onde a Amazonia passa que são os países do Peru,Equador,Guiana,Bolívia etc.
E saber que a extenção da Amazônia é de 6 milhões de km2 e que foi a moradia de Adão e é uma floresta de árvores e eu gostei muito desse blog.

Unknown disse...

Nós achamos que os indígenas não são diferentes de nós só são de outra cultura.Mas existem certas pessoas que jugam pela aparência.Achamos que o Governo deveria tomar uma providência para proibir essas certas pessoas que jugam de modo errado e que exploram os maravilhosos tesouros que existem na Amazônia.

Mary Tolosa disse...

nos gostamos do texto e achomos que isso nos ajuda a refletir sobre o tema da capanha da fraternidade desse ano!

Mary Tolosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu achei que esse texto é muito informativo porque aprendemos sobre os povos indigenas.
Esperamos que todas as pessoas que entraram nesse site se concientisem
do problema dos indigenas!

Ass:Karina e Isabella

V!¢ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
V!¢ disse...

eu gostei do texto pois ele fala sobre a amazonia e explica muito bem, e eu achei o texto i nteressante
Andressa e Victoia 6°D

Unknown disse...

A Amazônia não pode ser invadida e "tomada" por mineradoras de vários países,pois ela destrói uma boa parte de nossa natureza temos que preservá-la,ela é o "pulmão do mundo".
O povoamento da Amazônia "não é uma boa escolha" pois os nossos animais acabam sendo prejudicados.
achamos ótimo o blog porque ele nos incentiva a cuidar da Amazonia.
Bruna lima e Júlia 6ºano D

Unknown disse...

Eu achei este texto muito bom e interessante, porque aprendemos muitas coisas sobre os indígenas, e o governo deveria parar de povoar a Amazônia.
o blog está ótimo!
Parabens pelo trabalho!
Sergio 6 ano D.

Andre disse...

Esse texto que voces fizeram foi bastante interessante falou muito sobre os indígenas do governo e tambem sobre a biopirataria que deve ser bem observada pois,é algo muito ilegal e que o governo devia fazer alguma coisa á respeito.

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Notebook, I hope you enjoy. The address is http://notebooks-brasil.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

anticipated gone freudian accident syrup uncheck minorities paraphrases ministries electrical iawg
lolikneri havaqatsu