quarta-feira, 20 de junho de 2007

Militarização da Amazônia

Nossa presença militar nessa região vem do início do século XVII, quando os portugueses efetivamente passaram a desbravá-la e a consolidar sua posse.

Com o passar dos anos, o CMA cresceu de importância no cenário nacional e, hoje, engloba organizações militares de todas as armas e todos os serviços, participando do processo de consolidação da defesa do território nacional, haja vista guarnecer mais de 11 mil Km de fronteiras com sete países sul-americanos, fator que impõe ao CMA preocupação constante com o adestramento de seu contingente.
Conta, também, com organizações militares diretamente subordinadas que completam os meios necessários para o apoio ao Comando. Pode operar em conjunto com a Marinha, por meio do Comando Naval da Amazônia Ocidental, e com a Força Aérea, por intermédio do I e VII Comando Aéreo Regional. Com esses meios, o CMA pode projetar o poder militar em toda a área amazônica, em curtíssimo espaço de tempo, e sustentar o apoio logístico a grandes distâncias indefinidamente.


O CMA conhece as dificuldades presentes e, por isso não se afasta do legado de luta de seus predecessores e antepassados, para conquistar e manter esse imenso território amazônico para o Brasil, não medindo esforços para colaborar no seu desenvolvimento e na sua preservação. Todos os seus integrantes estão conscientes de que a missão de defender e preservar a Amazônia são árduos, porém dignificante.
Hoje, o Comando Militar da Amazônia enquadra um efetivo aproximado de 20 mil homens, numa área de responsabilidade que se estende pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, de Rondônia, Roraima e partes do Tocantins e Maranhão.



* Brasão do Comando Militar da Amazônia

3 comentários:

Unknown disse...

achei muito bom pois nao sabia que a presença militar nessa região só começou no século XVII ,com o CMA (Comando Militar da Amazônia).

Patrick e André

Unknown disse...

Renata e Vitor
Nós gostamos deste blog pois fala da ocupação da Amazônia

rafa disse...

Nós achamos que o ossunto é interesante pois ele mostra em fim que o Comando Militar da Amazônia (CMA) agindo e defendendo a nossa Floresta.
Rafaela e Ana Beatriz.